Entre janeiro e julho deste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu 102 ocorrências de incêndios em residências na capital. Os dados, que são do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), apontam o mês de julho como o período com maior número de atendimentos deste segmento, com 26 atendimentos.
Esses dados reforçam a importância dos cuidados que precisamos adotar em nossos lares para evitar que os incêndios aconteçam, trazendo prejuízos materiais e humanos. Na maioria dos casos que nossas equipes atendem, o sinistro inicia em algo pequeno, que poderia facilmente ser evitado previamente”, destacou o comandante-geral da corporação, coronel Orleilso Ximenes.
Conforme os dados, dos 102 incêndios em residências atendidos e combatidos, 12 foram no mês de janeiro, 14 em fevereiro, 14 no mês de março, 11 casos em abril, 12 em maio, 13 em junho e 26 no mês de julho, sendo este último o maior registro.
Em comparação ao ano anterior, 95 ocorrências de incêndios em imóveis residências foram atendidas pelas tropas, no período entre janeiro e julho de 2022.
Para evitar que esse tipo de ocorrência aconteça, dicas simples podem ser adotadas pela população manauara como desconectar da tomada equipamentos elétricos que não estejam em uso, manter as fiações elétricas em bom estado e nunca de forma clandestina e ficar atento a possíveis vazamentos de gás de cozinha. Além disso, é importante manter crianças longe do fogo, evitar queimar coisas em casa, fazer vistorias e manutenções, cuidado com velas e com o gás, trocar a mangueira do gás em até 5 anos e evitar a sobrecarga em tomadas.
Em caso de ocorrências, a população deve imediatamente acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros