Bolsas de estudos devem atender a mais de 61 mil estudantes em Manaus

As inscrições para o Bolsa Universidade começam no dia 3 de novembro e para o Bolsa idiomas no dia 16 do mesmo mês. São 34 mil vagas para quem quer cursar a primeira graduação em 17 instituições de ensino superior parceiras. O programa também vai oferecer 27 mil bolsas em cursos de idiomas, em 18 instituições. O edital deve ser publicado ainda nesta quinta (28).

As bolsas variam entre 50%, 75% e 100%. Diferente das outras edições, dessa vez a Prefeitura não ofereceu isenção de impostos para oferecer a bolsa de estudos.Um dos principais requisitos é de acordo com a condição social do participante como explica o Diretor-presidente da Espi (Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional), Júnior Nunes

– É preciso ter concluído o ensino médio;

– Não ter concluído nenhuma graduação;

– Renda por pessoa de até 1,5 salário mínimo para Graduação;

– Renda por pessoa de até 2,5 salário mínimo para Bolsa Idiomas;

– Ter pelo menos 16 anos para o Bolsa Idiomas.

Os contemplados vão começar a estudar no primeiro semestre do ano que vem. As matrículas começam no mês de dezembro.

Na última edição, foram 40 mil inscritos para 16 mil vagas oferecidas. Entretanto, apenas 5 mil matrículas foram efetivadas. O motivo é que a maioria deseja a bolsa de 100%, mas a isenção total não alcança a todos.

“Manaus têm um índice muito grande de pessoas que não tem condição nenhuma de pagar a faculdade, então ficam de olho nas vagas de 100% de bolsa. As bolsas de 75%, elas sabem que não vão conseguir pagar e acabam esperando o próximo. A gente está trabalhando nisso para que no próximo Bolsa Universidade a gente possa ofertar mais bolsas de 100%” , informou.

A Prefeitura vai lançar no primeiro semestre de 2022 o bolsa Pós-Graduação. O edital deve ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Município.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar