O Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado, nessa quinta-feira (19), aponta que houve redução do número de casos, internações e óbitos no país. No decorrer das últimas semanas, houve uma redução das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). A exceção é o estado do Rio de Janeiro, que apresenta aumento no indicador pela terceira semana consecutiva.
Conforme o boletim, a taxa de mortalidade geral do Brasil diminuiu 0,9% ao dia, enquanto a taxa de incidências de casos de Covid-19 foi reduzida em 1,5% por dia. As maiores taxas de incidência ocorreram no Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal), no Sul (Paraná e Santa Catarina) e alguns estados do Norte (Roraima e Tocantins). As maiores taxas de mortalidade foram verificadas também em estados do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás), além do Paraná, Rio de Janeiro e Roraima.
De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a circulação do vírus continua alta e esse cenário preocupa já que a variante Delta está em circulação em vários municípios.
Com a ampliação da cobertura vacinal para as faixas mais jovens, o processo de rejuvenescimento da pandemia no Brasil foi revertido. Outra vez, as internações hospitalares, internações em UTI e óbitos voltaram a se concentrar na população idosa, que apresenta maior vulnerabilidade.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação