Pular para o conteúdo
Aprendendo a Ser Feliz
Ao Vivo

Aprendendo a Ser Feliz

Participe do programa

Bispos do Regional Norte 1 reforçam “Voto pela Amazônia”

Os bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reforçam a importância do voto consciente nas eleições de 2026. A proposta é incentivar os eleitores a avaliar as propostas dos candidatos e escolher representantes comprometidos com a proteção da Amazônia, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

A iniciativa faz parte da campanha Eu Voto pela Amazônia, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil). Lançada em 2022, a campanha busca incentivar a participação cidadã e destacar a importância do voto consciente para o futuro da região.

Entre os bispos que reforçam essa mensagem estão Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar de Manaus; Dom José Altervir, bispo da Prelazia de Tefé; e Dom Frei Samuel Lima, também bispo auxiliar de Manaus.

A orientação é que os eleitores analisem o histórico dos candidatos, suas propostas e seu compromisso com questões como o combate ao desmatamento, a preservação dos rios e das florestas, os direitos dos povos indígenas e a redução das desigualdades sociais. O voto consciente também exige atenção às promessas de campanha e à atuação dos representantes públicos.

Para a Igreja, o período eleitoral é uma oportunidade para que a população reflita sobre o futuro da região e faça escolhas responsáveis. A defesa da Amazônia passa também pela decisão de eleger representantes que respeitem a vida, os direitos das comunidades e a preservação ambiental.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar