O sistema de saúde de Benjamin Constant (AM) está em alerta após o município de Islândia, em território peruano, registrar 78 casos de Covid-19 nos últimos 20 dias. Atualmente, há três pessoas internadas na cidade peruana com infecção pelo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde enviou amostras para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas), em Manaus (AM) para analisar se há alguma variante do coronavírus circulando na região.
Islândia fica a apenas 1 quilômetro de distância de Benjamin Constant. As duas cidades estão localizadas na mesma margem do Rio Javari e são separadas por um igarapé. Diariamente, moradores de Islândia desembarcam no lado brasileiro para trabalhar, estudar, fazer compras e utilizar outros serviços.
Por causa da proximidade e o grande fluxo de pessoas entre os municípios, Benjamin Constant começou, nessa quarta-feira (21), a realizar testagem em massa de todas as pessoas que chegam de países estrangeiros pelo porto da cidade.
Quem testar positivo e não mora em Benjamin Constant será notificado e encaminhado às autoridades de saúde do local de origem. As pessoas infectadas serão impedidas de entrar no município, independente da nacionalidade. As aulas na rede municipal e estadual foram suspensas por 15 dias no município.
“Está proibido ir para Irlândia. Para os transportadores que dependem disso estamos fazendo uma restrição, vão usar máscara, álcool gel e evitar ir para o país vizinho, pela situação desse surto. Vamos solicitar a contribuição e o apoio do povo do Brasil, disse”, afirmou o prefeito David Bermeguy.
Maioria vacinada
Benjamin Constant tem 95% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 e 69% já estão com a imunização completa. O último boletim epidemiológico não confirmou nenhum novo caso de contaminação e não há pessoas internadas pela doença.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Prefeitura Benjamin Constant