Um tanque aquático está sendo construído na Base Caveira da Polícia Militar, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O equipamento vai proporcionar treinamento tático aos policiais da Companhia de Operações Especiais (COE). A obra deve ser concluída até dezembro deste ano.
O Amazonas está inserido na maior bacia hidrográfica de água doce do planeta. Vários afluentes do Rio Amazonas cortam os 62 municípios do Estado, que possui várias rotas fluviais. Esses trajetos aquáticos precisam ser constantemente monitorados no combate às práticas ilegais na região.
Tanto os policiais da ativa quanto os que ainda farão parte da corporação precisam se preparar para atuarem nos rios amazônicos, destaca o subcomandante de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas, capitão Ricardo Lemos.
A piscina de grande porte terá aproximadamente 25 metros de comprimento, sete de largura e capacidade para 708 mil litros de água. O fiscal de obras da secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) , Normando Rabelo, fala do andamento da construção e dos benefícios que esta vai trazer aos agentes de especializados.
O projeto conta com apoio da mão de obra carcerária de dez reeducandos do projeto “Trabalhando a Liberdade”. No local, também estão sendo construídos, um stand de tiros, uma academia e um auditório para uso da tropa.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar