O barco São João XXIII é resultado de um projeto entre o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A embarcação tem o objetivo de levar saúde e assistência às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas pelos rios do Amazonas.
Os serviços serão prestados em uma estrutura moderna de assistência. Com a inauguração, o barco hospital São João XXIII passa a ser a terceira unidade da Fraternidade, adquirida e adaptada, para atender a população da região amazônica.
O presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus destaca os diferenciais da iniciativa, Frei Francisco Belotti.
A inauguração da embarcação ocorreu neste sábado, 07, no Mirante Lúcia Almeida, e contou com uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitado da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner. Na ocasião, relatou que a iniciativa é retrato do cuidado de Deus com os seus filhos.
O Barco Hospital São João XXIII é resultado de um investimento do Ministério Público do Trabalho no Amazonas da ordem de R$17 milhões, fruto de ações judiciais movidas pelo órgão contra empresas e pessoas infratoras da lei e dos direitos dos trabalhadores no Estado. O procurador regional do órgão, Jorsinei Nascimento, destaca a importância da iniciativa.
O Governo do Amazonas firmou um convênio e fará repasse mensal para garantir que as calhas dos rios sejam atendidas, bem como realiza um planejamento logístico junto com a associação. O governador, Wilson Lima, esteve presente inauguração do barco hospital.
A embarcação tem estrutura completa para atendimento básico em saúde, com quatro pisos, tecnologia e estrutura hospitalar moderna, consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos. O espaço ainda conta com sala de medicação e vacinação, leitos de enfermaria, equipamentos modernos para exames de mamografia digital, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.
A embarcação terá um espaço destinado a oração, com a relíquia da roupa de São João XXIII, abençoada pelo Cardeal da Amazônia, Leonardo Steiner.
Durante a inauguração do Barco Hospital São João XXIII, houve o anúncio de uma nova embarcação para a região amazônica.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Tania Freitas e Ascom – Arquidiocese de Manaus