
Barco científico segue em nova expedição para avaliar a qualidade das águas dos rios do Amazonas. Fotos: Moisés Henrique/Ipaam
O Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM), com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), iniciou uma nova expedição científica. O barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira partiu do Rio Negro, no Centro de Manaus, com destino a Humaitá, onde passará 12 dias investigando a qualidade da água e os impactos ambientais, com foco em microplásticos e mercúrio. O coordenador do programa e professor da UEA, Sérgio Júnior, destaca a relevância da expedição no Rio Madeira como parte do grande programa de monitoramento da bacia amazônica.

Barco científico segue em nova expedição para avaliar a qualidade das águas dos rios do Amazonas. Fotos: Moisés Henrique/Ipaam
Na volta, o pesquisador informou que será realizada a análise detalhada de 164 parâmetros de qualidade da água, com foco especial no problema do mercúrio.
- Unidade de Saúde da Família L-09 será desativada na próxima segunda-feira, 15
- Vendas do Comércio Varejista do AM crescem 1,6% em janeiro e animam setor após retração
Durante a expedição no Rio Madeira, ele trabalhará com outros pesquisadores na coleta e análise de amostras de água, com o objetivo de entender a presença e os efeitos dos microplásticos nos rios da região e seu impacto no meio ambiente local. Segundo o professor, embora o programa já tenha alcançado a Bacia do Rio Negro e do Rio Madeira, é necessário avançar para outras regiões e realizar o monitoramento de mais bacias.
Após a conclusão das análises, os dados coletados serão disponibilizados ao público, contribuindo para iniciativas de conservação e conscientização ambiental.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar