Deputados aprovam inclusão prioritária de pedófilos em Banco de Perfil Genético

Somente nos quatro primeiros meses de 2022, foram registradas 4.486 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, vítimas de pedófilos. Este dado é resultado de um balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Estima-se que a cada hora, quatro menores sofrem violência sexual no país. Em 2021, 74% dos registros tiveram como vítimas meninas. No Amazonas, de abril do ano passado a abril de 2022 foram constatados 1.557 casos.

Este tipo de crime vem sendo combatido no Brasil através de ações policiais e educativas em vários estados brasileiros. Na Câmara Federal, uma Comissão Parlamentar de Inquérito apurou denúncias de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta CPI foi desenvolvido um Projeto de Lei que determina a inserção em banco de dados do perfil genético dos condenados por crimes desta natureza.

O relator da iniciativa, deputado Subtenente Gonzaga, destaca que a legislação penal já prevê a inclusão de tais dados, porém, o Projeto de Lei estabelece prioridade no caso de crimes contra menores.

A iniciativa será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário da Câmara.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil