Além do calor, a estiagem tem causado transtornos à navegação no Amazonas. Uma embarcação tipo balsa tombou ao se chocar contra um pedral no leito do Rio Juruá. No acidente, ninguém ficou ferido. No entanto, materiais de primeira necessidade que seriam levados para cidade de Carauari foram todos perdidos. A embarcação tipo balsa transportava alimentos e combustível para a cidade de Carauari, que fica no sudoeste do Amazonas.
A balsa colidiu contra o pedral no leito do Rio Juruá quando passava por um trecho muito afetado pela estiagem. No acidente ninguém ficou ferido, mas a embarcação tombou no rio. Para evitar que a balsa afundasse completamente, os tripulantes tiveram que jogar parte da carga na água.
Materiais de construção alimentos e outros produtos de primeira necessidade que iriam abastecer a cidade de Carauari foram perdidos. A balsa levava carros e motos para o município. Um caminhão tanque com combustível estava na embarcação, mas por sorte, não caiu na água. Um dos responsáveis pela embarcação, João Camelo, diz que por causa da estiagem, a navegação no Rio Juruá está prejudicada.
“Não tem como navegar desse jeito. O leito do rio estar baixo e as pedras estão amostras. Todo cuidado é pouco, porque há risco de prejuízo”, afirma o comandante.
A balsa que tombou no Rio Juruá levava também a estrutura metálica que seria montada na festa de aniversário da cidade de Caraucari. Por causa disso, o evento vai ser adiado. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas enviou uma equipe até o local do naufrágio para apurar possíveis impactos ambientais causados pelos produtos jogados no leito do Rio. A estiagem no Amazonas deve durar até meados do mês de outubro, quando as chuvas devem aparecer no Estado.
Ouça a matéria completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet