A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, na cidade de Manaus, está com baixa adesão, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde – Semsa. As ações, que iniciaram no último dia 27 de março, alcançaram, até agora, 36,42% do público alvo, índice bem abaixo dos 51,2%, estipulado pelo Ministério da Saúde. A rejeição, por parte da população, reacende a preocupação com o surgimento de possíveis epidemias virais.
- Primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19 é registrado em São Paulo
- Especialistas alertam sobre públicos mais vulneráveis às drogas
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, faz um alerta à população manauara.
A 25ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio deste ano, com aplicações disponíveis em 171 salas de imunização, nas Unidades de Saúde da Rede Municipal. A diretora da Unidade de Saúde da Família José Rayol – USF, Ângela Santos, esclarece quais são os grupos alvos do programa.
Djalma ressalta que, após o encerramento da campanha, não há possibilidade de vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS, neste ano.
Para receber a vacina, é necessário que o cidadão apresente um documento de identificação com foto, o Cartão Nacional de Saúde e um comprovante de inclusão nos grupos prioritários.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar