Um dos bairros mais antigos de Manaus, localizado na zona Sul, a Praça 14 de janeiro comemora 139 anos de existência neste final de semana. Os festejos começaram na noite da sexta-feira 13/01 e seguem até a noite do domingo, com shows musicais, vendas de comidas regionais, queima de fogos de artifício e apresentações da Escola de Samba Vitória Régia.
A Praça 14 de Janeiro é um bairro que carrega em sua história profundas raízes no samba e na cultura quilombola. Na área, também foi construído o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em arquitetura barroca, única igreja católica em formato circular da capital amazonense, o que chama a atenção de quem passa pela região.
Cássius Fonseca, de 56 anos de idade, é nascido e criado na Praça 14. Sua família é uma das mais antigas que reside no bairro, presente há 133 anos na região. Com raízes quilombolas, ele fala com orgulho da história de seus antepassados, que acompanharam o desenvolvimento da tradicional área.
A primeira noite do evento, na sexta-feira, começou com as apresentações do DJ Evandro Jr, Xiado da Xinela, Ausier e Banda, Os embaixadores e a Bateria Show da Escola de Samba Vitória-Régia. O diretor de eventos da Vitória-Régia, Marcos Lessa, destacou que, no bairro, nasceram grandes nomes da história e da cultura amazonense.
- Intearte abre vagas para cursos de férias 2023
- Governo do Amazonas abre inscrições para o Festival de Férias, nesta segunda-feira
O momento mais aguardado, aconteceu à meia noite da sexta-feira, com a tradicional queima de fogos e o canto dos parabéns ao bairro. O show pirotécnico durou 12 minutos e chamou a atenção do público presente que se encantou com as luzes. A programação seguiu com as apresentações de Afonso Cearense, Uendel Pinheiro, George Japa e Felipe Sales.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar