Parlamentares denunciam descaso da Azul Linhas Aéreas com o Amazonas. Entre os problemas citados estão atrasos, cancelamentos de voos e poucas rotas de atuação no Estado.
O deputado estadual Rozenha protocolou, na última quarta-feira (20), um requerimento para o Governo do Amazonas recomendando a suspensão dos incentivos fiscais concedidos a empresa Azul Linhas Aéreas.
A ação é um desdobramento do debate ocorrido no grande expediente de terça-feira,19, quando o parlamentar George Lins denunciou o descaso da empresa com o Amazonas. Na ocasião, deputados chegaram a divulgar os altos preços de um bilhete com saída de Manaus para Parintins.
Lins chegou a alertar para a ameaça de cancelamento da rota para Tabatinga, cidade estratégica na fronteira com Colômbia e Peru, e defendeu a criação de uma comitiva de deputados para levar o apelo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília.
Na ocasião, o parlamentar Adjuto Afonso, presidente da Comissão de Transportes da Aleam, informou ter protocolado requerimento para convocar representantes da Azul a prestarem esclarecimentos. A empresa não compareceu à audiência pública sobre aviação regional realizada na semana anterior.
Para Rozenha, conceder incentivos para os táxis aéreos seria uma saída para resolver o problema dos valores e malha aérea estadual.
Durante a sessão, o deputado Thiago Abrahim propôs, ainda, uma ação conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam) para fiscalizar diretamente no aeroporto, o cumprimento de horários e obrigações legais pelas companhias aéreas.
Rádio Rio Mar
Foto: Tony Winston / Ministério da Saúde – Matheus Rodrigues / Aleam