A partir de segunda-feira, 22 de dezembro, um trecho da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, será parcialmente interditado para a implantação de uma rede de esgoto. Os trabalhos ocorrerão no período diurno, das 8h às 17h, com previsão de conclusão no prazo de até dois meses.
O serviço prevê a implantação de aproximadamente 2,3 mil metros de tubulação, com início na avenida Margarita, no sentido bairro–centro. Na sequência, as obras avançam pela avenida até a rua Iritama, seguem por um trecho da avenida B e são concluídas na rua Gravataí. A estrutura vai conduzir o esgoto coletado na região até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada no bairro Cidade Nova. Nesta primeira etapa, cerca de 8,5 mil moradores serão beneficiados.
A intervenção faz parte do programa Trata Bem Manaus. No local estão sendo construídas redes coletoras e estações de bombeamento para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário nesta área da cidade. Conforme o gerente de Engenharia da Águas de Manaus, Wendel Sousa, novas obras estão previstas para o bairro a partir de 2026.
A zona Norte é a região que mais cresce na cidade, e levar essa infraestrutura é garantir que os moradores tenham acesso aos benefícios associados ao saneamento. Atualmente, parte do bairro já conta com o serviço de coleta de esgoto em operação. O projeto foi planejado para conduzir todo o esgoto coletado até a ETE Timbiras. Neste primeiro momento, mais de 8,5 mil pessoas já serão atendidas. Até o fim de 2026, a meta é beneficiar cerca de 18 mil moradores, destacou o gerente.
Durante a execução dos serviços, uma faixa da via no sentido bairro-centro será interditada, mantendo duas faixas liberadas para o tráfego. O trecho contará com sinalização adequada, e os motoristas receberão orientações para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação/Águas de Manaus