Faltam menos de 10 dias para o fim do segundo semestre de 2022 e cerca de 147 mil beneficiários do programa Auxílio Brasil ainda estão com o acompanhamento em saúde desatualizado na capital. O procedimento é um requisito para que o pagamento seja mantido. Ele deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao menos uma vez a cada seis meses.
Os beneficiários devem buscar o serviço até o dia 30/12. A partir de 2 de janeiro é iniciada a primeira vigência de 2023, que segue até junho, período em que todos os beneficiários precisam atualizar o acompanhamento novamente.
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, reforça a importância da ida as UBSs.
Dados da Semsa indicam que 81.987 crianças de até 7 anos de idade ainda devem ser levadas para o acompanhamento em Manaus. Até a última terça-feira, 22, apenas 20.720 tinham cumprido a condicionalidade neste semestre. Já das 172.708 mulheres integrantes do programa em Manaus, 86.553 haviam feito o acompanhamento.
Ao procurar a UBS mais próxima, os beneficiários do Auxílio Brasil devem apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da caderneta de vacinação das crianças e o cartão de pré-natal no caso de gestantes.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação