Aumento de chuvas necessitam de cuidados redobrados com as viroses na região Amazônica

O inverno amazônico, período de novembro a fevereiro, além de trazer um forte índice de chuvas e uma variação climática constante em nossa região, traz consigo também um fato que necessita ter cuidado redobrado e atenção: o aumento das viroses.

A gripe é uma infecção respiratória intensa que afeta as vias aéreas e o pulmão. Ela é causada pelo vírus influenza e está contido em gotículas que saem da boca e do nariz quando alguém que está infectado espirra ou tosse. Além disso, é possível se infectar ao encostar em superfícies contaminadas e, em seguida, tocar o nariz ou a boca.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas, Josielen Amorim, o vírus Influenza A (H3N2) é um vírus que causa uma gripe, e a ocorrência da identificação dessa infecção coincide com o período sazonal dos vírus respiratórios no estado no inverno amazônico, como é conhecido o período chuvoso que segue de novembro a maio.

A virose é um termo genérico atribuído às infecções que são provocadas por um vírus. As mais comuns são provocadas por adenovírus, que causam resfriados, conjuntivite e problemas respiratórios em geral, e por enterovírus, responsáveis por problemas intestinais. Qualquer pessoa é suscetível a ser infectada por viroses, principalmente por meio do contato com secreções e com outras pessoas contaminadas. No inverno, as viroses são mais comuns e se espalham pelo ar, pois todos tendem a ficar em locais fechados.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar