A Hepatite aguda de etiologia é uma das doenças mais graves do fígado, podendo evoluir para óbito em 70 a 90% dos pacientes, sendo o risco aumentado de acordo com a idade.
Em 05 de abril desde ano, a Organização Mundial da Saúde recebeu a notificação de um aumento repentino de casos de hepatite desconhecida em crianças. A maior parte dos pacientes apresentou sintomas como dor abdominal, diarreia e vômito, com aumento dos níveis de enzimas hepáticas.
Segundo a OMS, até o dia 15 de maio, 429 casos prováveis de hepatite aguda de etiologia a esclarecer foram notificados em 22 países. Dentre esses, 26 necessitaram de transplante de fígado e ao menos seis faleceram.
Para orientar os profissionais de saúde do Amazonas, a Fundação de Vigilância divulgou nota técnica para esclarecer os aspectos fundamentais na definição e investigação dos casos suspeitos, dos fluxos de notificação e dos exames laboratoriais necessários.
O diretor técnico da FVS, Daniel Barros, destaca que todos os casos suspeitos, que atendem às definições do Ministério da Saúde, devem ser notificados pelo serviço de saúde em até 24h.
Ainda segundo o diretor técnico, a nota técnica da FVS em conjunto com a Secretaria de Saúde, orienta os profissionais para possíveis confirmações de casos no Amazonas.
Muito severa, a doença não tem relação direta com os vírus conhecidos da hepatite, e 10% dos casos exigiu transplante de fígado.
O Reino Unido notificou, à Organização mundial da Saúde (OMS), sobre 10 casos de hepatite aguda grave de etiologia esclarecer em crianças menores de 10 anos previamente saudáveis na Escócia, no dia 5 de abril deste ano.
Em 15 de maio deste ano, 429 casos prováveis de hepatite aguda de causa desconhecida foram notificados em 22 países, em crianças menores de 17 anos. Destes, 26 necessitam de transplante hepático. Todos foram negativos para Hepatites Virais A, B, C, D e E. A etiologia ainda está em investigação.
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. O documento está disponível em: https://bit.ly/3sQtNiU.
Confira também: Brasil tem 28 casos suspeitos de hepatite infantil de origem desconhecida (radioriomarfm.com.br)
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar