De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 12 milhões de brasileiros têm alguma dependência química. Isso representa 6% da população atual. No Amazonas, o Departamento de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou um aumento na procura por tratamento de dependentes químicos no primeiro semestre de 2022.
Somente no mês de julho, 22 pessoas procuraram voluntariamente ajuda especializada para se libertarem do vício das drogas. Após a triagem, foram feitos cinco encaminhamentos para internação. Nos casos em que não há a necessidade de internação, o paciente é direcionado a um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.
A dependência química é uma doença grave que causa impactos físicos e mentais no organismo. Segundo a coordenadora do Departamento de Prevenção à Violência da SSP, Evelyn Gomes, esse aumento é muito importante para o trabalho preventivo de combate a violência e uma alternativa de recomeço para essas pessoas.
Para ter acesso ao tratamento gratuito em Manaus, é necessário que a família do dependente químico, ou o próprio, procure a equipe do Departamento de Prevenção à Violência, localizado no shopping Manaus Via Norte. O atendimento é feito de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 16h.
Ouça matéria completa:
Leia também:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar
Foto: Tânia Rêgo / ABr