Ano letivo começa dia 18 e Sindicato diz que professores estão abalados psicologicamente

O Asprom Sindical – Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus informou nesta segunda-feira que a categoria dos trabalhadores da educação se encontra abalada emocionalmente, fato que os impede de retornar às suas atividades.

Conforme a Secretaria de Educação do Estado, primeiramente, serão iniciadas as aulas do Ensino Básico e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com transmissões pela televisão aberta e internet. O Ensino Mediado por Tecnologia, realizado pela Secretaria de Educação por meio do Centro de Mídias da Educação (Cemeam), tem data de início prevista somente para o dia 15 de março.

Entre os dias 8 e 10 de fevereiro, será realizada a Jornada Pedagógica, voltada para todos os docentes da rede estadual, também de maneira on-line. O término do ano letivo está agendado para 17 de dezembro para todas as modalidades, conforme o calendário escolar.

Interior

O calendário vale também para as escolas estaduais nos municípios do interior do Amazonas. Os estudantes das escolas de Ensino Básico que tiverem acesso ao “Aula em Casa” poderão acompanhar pela televisão e internet. Já aqueles que não tiverem acesso devem ficar atentos aos comunicados das escolas, que definirão as estratégias para início das atividades.

Nova EJA

Neste ano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reformulada. Agora, ela possui nova carga horária (400h) e terá uma série por semestre. Por conta disso, a modalidade teve o seu calendário escolar dividido em duas etapas: o primeiro semestre, que deverá ser iniciado no dia 18 de fevereiro, com término em 23 de julho; e o segundo semestre, que começará em 26 de julho e será finalizado no dia 29 de dezembro.

Ouça matéria completa:

Cíntia Valadares – Rádio Rio Mar

Foto: Secom