Na semana em que a proposta de reforma da Previdência Social vai passar pelo primeiro teste de fogo no Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove uma audiência pública para debater o tema, hoje, 15, no plenário Ruy Araújo. De acordo com o autor do requerimento, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), apesar de a reforma ser necessária, há pontos que precisam ser revistos.
Um dos pontos que merecem atenção, segundo o parlamentar, é o risco do rompimento de benefícios, principalmente de pensionistas, representados em 85% por mulheres, e trabalhadores rurais. Outro aspecto a ser discutido são os impactos para o trabalhador rural.// Segundo o texto, a idade para os homens continua 60 anos, como é atualmente, com alteração apenas na idade para aposentadoria rural da mulher, dos atuais 55 para 60 anos, assim como os homens.
Em Brasília, os deputados federais vão votar a admissibilidade da proposta da reforma entre terça-feira e quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ ) da Câmara. Esse é o passo inicial para que o texto siga a tramitação.
Ouça matéria na íntegra:
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Marcelo Araújo