Os casos suspeitos de esporotricose serão atendidos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, nas dependências da unidade, na avenida Brasil, s/nº, Compensa, zona Oeste, em fluxo separado dos demais serviços oferecidos no local (vacinação e castração). O objetivo é garantir a segurança dos usuários e da equipe do CCZ.
Para receber atendimento é preciso agendar a avaliação por meio dos telefones 0800 280 8 280, 98842-8359 e 98842-8484, ou no endereço eletrônico ccz.cidadao@pmm.am.gov.br. O Agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta aos tutores de animais que identificando sintoma sugestivo da doença em seu animal, isole imediatamente o mesmo de pessoas e de outros animais, e leve a um veterinário de confiança. Não tendo condições para tal, a orientação é que os tutores entrem em contato com o CCZ para agendamento da avaliação do animal.
Sintomas da doença
Os sintomas mais frequentes da esporotricose em cães e gatos são feridas profundas, geralmente na face e nos membros do animal, que não cicatrizam e podem progredir para o resto do corpo.
A Semsa também chama a atenção para o fato de que, a prática de abandono de animal é crime e não tem justificativa, considerando que a doença identificada precocemente é tratável.
Da redação – Rádio Rio Mar
Fotos: Valdo Leão / Semcom