Atendimento em Libras – Os profissionais de saúde da Rede Pública vão receber um treinamento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do mês de março, para que o atendimento específico seja implementado nos hospitais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a medida, além de possibilitar inclusão, é necessária para atender, de forma mais humanizada à demanda das pessoas com deficiência auditiva que procuram atendimento nas unidades de saúde.
Servidores do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste (Joãozinho) e da Policlínica Danilo Corrêa, vão ser os primeiros a receber a capacitação.
Ouça esta reportagem em áudio:
A diretora do hospital Joãozinho, Liege de Fátima Ribeiro explicou a necessidade de implementar um atendimento mais específico na rede de saúde.
“O deficiente auditivo sofre muito para ser atendido nas unidades de saúde, porque ninguém entende ele e ele não entende a gente. Estamos nos preparando para capacitar os profissionais da nossa unidade, para que eles possam receber os surdos com dignidade, com o acolhimento que eles merecem”, afirmou a gestora.
O treinamento é voluntário, vai ser realizado na própria unidade de saúde e direcionado a profissionais de todas as áreas, como serviços gerais, recepção, segurança, médicos, enfermeiros, entre outros.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar