De 85 a 90% dos 404 soldados que se formaram na Policia Militar do Amazonas nessa segunda-feira (25) vão atuar nos municípios do interior do Estado, segundo o Comandante da corporação Cel Ayrton Norte. Ele explicou que uma comissão foi montada para elaborar a lista dos municípios que mais necessitam de efetivo para a distribuição dos militares.
“Tenho certeza que a inclusão desses 404 homens e mulheres vai somar para que o interior do Estado possa ter uma capacidade operativa muito maior. Com o futuro concurso teremos mais 1.350 praças e oficiais. O concurso que vem no momento certo contempla a gente com recursos humanos, porque nós temos tecnologia, inteligência, equipamentos individuais, coletes, o que faltava para a Polícia Militar era o homem e a mulher que pudesse operar”, disse.
O efetivo ideal de policiais no Amazonas é de 15 mil homens. Atualmente, a PM conta com menos de 8 mil. A ida para a cidade de origem será de acordo com os critérios de desempenho e disciplina.
O soldado Erivan Nascimento mora em Manaus, tem 35 anos e se formou após mais de 10 anos de espera pela convocação do concurso. A família inteira fez questão de acompanhar a formatura. “No último ano eu estava desempregado, eu me virava de algum jeito. Estou muito feliz, faz 10 anos que estamos nessa luta e agora é só alegria, só comemoração”.
Os novos praças foram aprovados no concurso de 2011 e convocados em agosto de 2020. Eles passaram por dez meses de curso de formação teórica e prática. Ao todo, são 330 homens e 70 mulheres.
Os soldados fazem estágio nas Cicoms, Companhias Interativas Comunitárias, e depois vão receber o armamento para atuação ostensiva nos municípios para onde forem designados.
Wilson Lima voltou a falar sobre o concurso para oficiais e praças da Polícia Militar e confirmou o edital para novembro. Segundo o Governo, R$ 20 milhões foram destinados à reforma dos quarteis do interior do Amazonas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar