Associação prevê para 2023 retorno de turistas estrangeiros ao AM e foca no turismo nacional

Para discutir os impactos causados pela pandemia, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal realizou uma audiência pública nessa quinta-feira (05). Vereadores convidaram empresários para debater as estratégias para retomada das atividades.
O turismo foi apresentado como um dos mais impactados.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Amazonas, Roberto Bulbol afirmou que, após ocupação em cerca de 7% em 2020, o setor ainda não reagiu.  “O Estado do Amazonas tinha 6.300 a apartamentos e, com os hotéis parados, perdemos 2400 apartamentos. É preocupante”

Dos 64 mil trabalhadores no setor hoteleiro antes da pandemia, apenas 12 mil continuam empregados. A previsão de retorno das viagens de turistas estrangeiros ao Amazonas é para 2023. “O turista vai ter que ser o nacional, o melhor que tem é o brasileiro, ele viaja, gasta. O problema é com o nosso custo. Temos um custo muito alto”.

Segundo a diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, o mesmo vale para os turistas brasileiros. “A cidade de Manaus precisa, de forma imediata, retomar a sua imagem, a sua estratégia de ação no mercado doméstico sobretudo. Porque, até 2023, a Organização Mundial do Turismo, nos diz que cada país vai olhar para o seu umbigo, ou seja, vai viajar dentro do seu próprio país, afirma.

Ainda assim, para a temporada de cruzeiros, a partir de janeiro, Manaus já tem 15 navios confirmados.

Socorro às empresas

Para tentar socorrer a as empresas do setor, foram apontadas algumas necessidades como a revisão do Refis Programa de Recuperação Fiscal municipal, unificação dos tributos, revisão da taxa de iluminação pública, cobrada atualmente em cima do consumo e criação de um Fundo de Aval para viabilizar o acesso ao crédito. Também são solicitadas melhorias na rodoviária de Manaus, construção de uma estação hidroviária para desembarque de turistas e apoio às empresas que operam o turismo no aeroporto.

Ouça a reportagem:

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Foto: Janailton Falcão / Sema