Associação de motoristas de aplicativo aponta falhas em tecnologia de segurança

Para combater crimes contra motoristas de aplicativo, tecnologia interliga botão “Ligar para a Polícia” ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A medida é resultado de um Termo de Cooperação Técnica da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas com a Uber do Brasil. A iniciativa é pioneira no Norte do país e reúne as instituições envolvidas no atendimento a emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do telefone 190.

O gerente de Segurança Pública da Uber, Leandro Segalla, destaca que a integração vai permitir que a geolocalização, seja fornecida de forma mais rápida e precisa em casos de emergência, sem a necessidade de quem fez a chamada transmitir as informações verbalmente ao atendente, que as receberá na tela do computador.

O secretário da SSP Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, ressalta o fato de a cooperação beneficiar os motoristas de aplicativo e reforça que a pasta está à disposição para formar parcerias com outras plataformas.

Para o Alexandre Matias, presidente da Associação de Motoristas e Entregadores por Aplicativos do Amazonas, a medida é paliativa já que faltam medidas de segurança mais severas dentro das próprias plataformas, como, por exemplo, uma política eficiente para cadastrar passageiros e motoristas.

A integração com o 190 no Amazonas é a terceira do gênero feita em todo o País. Atualmente, a ferramenta já está em funcionamento nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Nonato Rodrigues/ SSP-AM