Assembleia Regional dos Bispos encerra com novas diretrizes para o triênio 2022 – 2024

 

A 48° Assembleia dos Bispos do Regional Norte 1 da CNBB , refletiu sobre a caminhada da igreja no regional e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e apresentando novos caminhos para a Igreja da Amazônia.

O terceiro dia foi momento de apresentar os resultados das propostas elaboradas pelas igrejas do regional, destacando as dificuldades e soluções que podem contribuir para a Igreja Sinodal, uma igreja que escuta o seu povo, tem o rosto amazônico, luta por seus direitos, sonhos esses do Papa Francisco para a Amazônia.

Na ocasião foram explanados os nomes dos ministérios a serem representados: O Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros como Bispo Referencial da Educação, o Bispo da Prelazia de Borba, Dom Zenildo Pereira da Silva para a Vida religiosa e consagrada e o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner como referencial da Comunicação e Diálogo Ecumênico.

 

 

Entre os pontos discutidos durante a assembleia estiveram a valorização dos catequistas, ser presença junto as comunidades ribeirinhas, principalmente as que vivem distantes da cidades, a presença fecunda e acolhedora da eucaristia, já que muitas pessoas não tem acesso e quando tem é poucas vezes ou uma única vez no ano, acolher a cultura e o jeito de celebrar do nosso povo, destacou o presidente do regional e Bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian .

Dom Edson ressalta o quinto sonho sonhado pela igreja da Amazônia e afirma que a eucaristia é o sinal da fé e que seja garantida a todos.

 

Ouça a matéria completa:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar