A 61° Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início nesTa quarta-feira, 10/04, em Aparecida – São Paulo. A reunião contempla a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
O Brasil tem a maior conferência no mundo, são 279 circunscrições com 486 bispos, dos quais 318 estão ativos na liderança pastoral de alguma Igreja Particular, enquanto 168 são bispos eméritos. O presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, destaca a nomeação de 20 novos bispos, que neste ano de 2024 integram a assembleia.
Este ano, a programação da Assembleia será intensa, e contará com 27 sessões. Os primeiros dias de assembleia foram dedicados a um retiro espiritual dos bispos, sob a pregação do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.
Dom Jaime Spengler apresenta um panorama neste um ano em que assumiu a presidência da CNBB. Todos estes processos estão junto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Promover a vida é o papel do cristão, afirma o presidente.
O encontro reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. A atividade acontece até 19 de abril.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar