A Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) realizou, ontem, a eleição da chapa única para composição da Comissão Especial que vai analisar o impedimento do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB).
Conforme as regras estabelecidas no parecer da Procuradoria da Assembleia, os líderes partidários teriam que indicar os nomes para compor a Comissão Especial da seguinte forma: Bloco PRTB, PSL, Patriota, PSDB e Republicanos, cinco representantes; Bloco MDB, PTB, PSC e DEM, três representantes; Bloco Progressistas, dois representantes; Bloco PSB, PT e PDT, dois representantes; Bloco: PV e PSD, dois representantes; Bloco: PL, 1 representante; Bloco: Podemos, dois representantes. Totalizando, desta maneira, 17 membros.
Mas, o Bloco Progressistas, indicou o nome de seu líder na Aleam, deputado Belarmino Lins, e o nome do deputado Cabo Maciel, que pertence ao Bloco PL, que já havia indicado a deputada Joana Darc (PL). Ao surgirem dúvidas sobre a indicação, os procuradores, Lena Lima e Robert Oliveira, ratificaram o posicionamento em relação à representatividade de todos os partidos presentes, e que os indicados deveriam se ater a essa particularidade.
Os deputados Wilker Barreto (Podemos), Serafim Corrêa e Dermilson Chagas (Podemos) questionaram a indicação. Em esclarecimento, os deputados Belarmino Lins, Joana Darc e Alessandra Campêlo explicaram que o processo de impeachment de um governador é inédito na história do Brasil e que estão sendo seguidos, por analogia, os ritos e leis que pautaram o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, em 2016.
A questão foi votada pelos parlamentares e, por 13 votos, foi aceito o nome do deputado Cabo Maciel para compor a Comissão Especial. Em seguida foi realizada votação para eleição dos membros e ritos a serem seguidos.
Por ser o membro de maior idade dentre os componentes, o deputado Belarmino Lins assumiu temporariamente os trabalhos. A reunião que seria realizada hoje para eleger o presidente e o relator foi transferida para a próxima terça-feira, às 11h, por falta de quórum qualificado. Ainda no mesmo dia, será homologada a lista com os nomes dos membros eleitos para fazer parte da CPI.
Membros da Comissão Especial
Fausto Júnior (PRTB)
Delegado Péricles (PSL)
Felipe Souza (Patriota)
Therezinha Ruiz (PSDB)
João Luiz (Republicanos)
Alessandra Campêlo (MDB)
Dr. Gomes (PSC)
Saullo Vianna (PTB)
Belarmino Lins (Progressistas)
Cabo Maciel (PL)
Dermilson Chagas (Podemos)
Wilker Barreto (Podemos)
Roberto Cidade (PV)
Carlinhos Bessa (PV)
Adjuto Afonso (PDT)
Sinésio Campos (PT)
Joana Darc (PL).
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Hudson Fonseca/Aleam