Em um intervalo de poucas horas, os criminosos invadiram três ônibus do transporte coletivo de Manaus e fizeram uma varredura nos pertences dos passageiros. De acordo com a Policia Militar, os alvos foram veículos da linha 640 e 448, que fazem o trajeto da zona norte ao centro de Manaus. Uma das ocorrências aconteceu em um trecho da avenida Torquato Tapajós. As outras foram registradas no bairro Mutirão, Cidade Nova e Cidade de Deus.
A ação dos bandidos, geralmente é rápida. Conforme dados da polícia, os criminosos esperam o ônibus passar por trechos isolados, sem muito movimento de pessoas para cometer os crimes. Joana Marques já passou por uma experiência parecida. O ônibus em que ela estava foi assalto, no ano passado.
O industriário, Silas Monteiro, também já passou pelo drama de estar na mira dos criminosos dentro de um ônibus do transporte coletivo de Manaus.
Conforme dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas, todos os dias, cerca de dez ônibus, são assaltados em Manaus. A prática é sempre a mesma. Segundo o Delegado Cícero Túlio, os criminosos agem em todas as regiões da capital amazonense.
Além dos passageiros, os criminosos também tem como alvo os trabalhadores do sistema de transporte público. Esta semana, o motorista perdeu o controle do veículo, porque foi atacado com uma faca, enquanto dirigia o ônibus na zona oeste de Manaus. O ônibus desgovernado, invadiu uma casa. O colega do motorista, que não quer revelar o nome, fala dos riscos da profissão.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet