Em nove meses deste ano, Manaus teve mais de 343 casos registrados de roubos a motoristas de aplicativos, conforme o Centro Integrado de Operações de Segurança.
Segundo a Associação de Motoristas por Aplicativos de Manaus, roubos em semáforos, lombadas e ruas estreitas tornaram-se uma espécie de rotina aos condutores deste segmento. O motorista de aplicativo, Leonardo Paulo relata que a insegurança é diária.
Em agosto, uma motorista foi sequestrada e levada pelo criminoso ao Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba, mas ela conseguiu escapar e pediu ajuda da polícia. Segundo a associação, são aproximadamente cinco roubos por dia contra os profissionais de aplicativos de mobilidade urbana na capital.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que o sistema do Centro Integrados de Operações de Segurança mantém uma linha direta com grupos de motoristas e oferece um atendimento efetivo ao acionamento de ocorrências em andamento.
O coordenador do Centro, cabo Luiz Ricardo, destaca a parceria firmada entre os motoristas e o sistema de segurança para tentar diminuir os índices de assaltos. Em 2021, foram 413 assaltos contra motoristas de aplicativos.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar