Asfaltamento dos primeiros 20km da BR-319 iniciam e previsão de entrega é setembro de 2026

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirma que as obras de asfaltamento dos 20 primeiros quilômetros do ‘Lote C’ da rodovia BR-319, entre os quilômetros 198,20 e 218,20, já iniciaram. Conforme a autarquia federal, atualmente, os trabalhos estão em fase de preparação do terreno para as próximas etapas da pavimentação.

br-319, ardo, tecno, dnit, trecho c, asfaltamento, amazonas, careiro

A empresa responsável é a LCM Construção e Comércio. A assinatura do contrato ocorreu no dia 10 de setembro do ano passado, durante visita do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Amazonas. O documento (TT-563/2024) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 18 de setembro e a ordem de início de serviços foi autorizada no dia 24 de setembro. O valor do contrato é de R$ 157.474.150,00.

asfaltamento, br-319, amazonas, dnit, manaus

De acordo com o DNIT, a empresa já iniciou os serviços de aplicação das camadas de base e reforço do subleito em 1 km do trecho rodoviário.

O DNIT também afirma que, em função das condições climáticas, os serviços de asfaltamento da BR-319 serão retomados após o término do período chuvoso.

A justificativa é que a pavimentação é inviável durante a chuva, pois compromete a qualidade dos serviços, causa perda do material, dificuldade na compactação do solo e segurança dos trabalhadores.

Conforme o DNIT, a empresa já implantou uma usina de asfalto no local e tem realizado o transporte de insumos para os serviços.

De acordo com a autarquia, assim que o clima firmar, os serviços de pavimentação seguirão o cronograma previsto.

Trecho restante de 32km

Naquele mesmo dia 10/09/2024, durante a visita do presidente Lula ao Amazonas, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que em até 30 dias o governo federal iria lançar a licitação para outros 32 quilômetros que completam os 52km com licença do Ibama. Contudo, até hoje não houve publicação do certame.

Sobre esse assunto, o DNIT informou que trabalha para lançar a licitação até o final do primeiro semestre de 2025.

Pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim

Sobre as obras de reconstrução das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, que desabaram nos dias 28 de setembro e 08 de outubro de 2022, respectivamente, o DNIT informa que a reconstrução está em andamento. Por fim, afirma que a previsão de término é até o final deste ano.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Gecilene Sales – Rádio Rio Mar e Divulgação

  • Sakuratoto