Artigo escrito com participação de pesquisadores do Inpa é publicado em revista britânica

Um artigo escrito com participação de pesquisadores do Inpa, extrativistas e indígenas, sobre a redução do consumo de carne de animais silvestres ocasionado por desmatamento, foi publicado na revista científica britânica “Nature”. O estudo revela, ainda, que a preservação da floresta garante o acesso à carne de caça e aos modos de vida dos povos da Amazônia.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

O artigo “Florestas saudáveis garantem aos povos amazônicos acesso à carne de animais silvestres” ganhou as páginas internacionais. O texto foi baseado em uma pesquisa que coletou e analisou dados de cerca de 60 anos, em 625 localidades da Amazônia. O estudo aponta uma rica diversidade de animais consumidos no bioma e diversificados sistemas alimentares de povos tradicionais que habitam a região.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

A pesquisa concluiu que áreas com mais de 70% de desmatamento sofreram redução de 67% na quantidade de animais e na produtividade da carne. De acordo com o primeiro autor do artigo, o ecólogo de fauna, André Antunes, os sistemas alimentares e a segurança nutricional desses povos estão ameaçados.

No bioma com 8 milhões de quilômetros quadrados, são extraídas, por ano, mais de meio milhão de toneladas de biomassa animal, o que corresponde a 0,37 milhão de toneladas de carne silvestre comestível. Ainda segundo o pesquisador, o estudo revela uma infinidade de dados culturais e científicos relacionados ao Meio Ambiente.

A pesquisa também revelou que, na Amazônia, existem mais de 2 milhões de caçadores indígenas e tradicionais, e que quase 20% dos povos amazônicos, dependem da caça, pesca, coleta, agricultura itinerante e da criação de animais domésticos. Ao todo, 59 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais assinaram o trabalho.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto