Quem disse que precisa ter dinheiro para fazer turismo? Em Manaus, algumas opções garantem acesso a arte e cultura de forma gratuita. Uma oportunidade do amazonense conhecer a história do Estado sem gastos, como destaca Emmanuelle Pampolha, diretora de desenvolvimento e Turismo da Amazonastur.
Separamos três discas para este fim de semana. A primeira é o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, onde o turista tem a experiência de visitar um museu repleto de objetos, vestimentas e decorações que estão relacionadas a tradições indígenas e à História do Amazonas, além de exposições artísticas e as bibliotecas Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 15h.
Outra opção é o Palácio da Justiça. Um patrimônio histórico e artístico que foi revitalizado em 2006 e, desde então, recebe exposições, espetáculos musicais, palestras e muito mais. Com mobílias que possuem mais de 100 anos de existência, foi inspirado na arquitetura clássica do período áureo da borracha. Quanta história reunida em um só local. Gostou? O horário de funcionamento é terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Já última opção gratuita para fazer turismo nesse fim de semana é o Casarão de Ideias. Considerado um ponto cultural e afetivo pelos manauaras, principalmente pelas inúmeras atividades culturais, exposições fotográficas, oficinas e espetáculos de teatro que o local possui. Uma associação cultural completa que reúne diversas formas de artes. O espaço funciona de quarta à domingo, das 15h às 20h.
Agora é só reservar um horário para fazer uma verdadeira viagem pelo tempo e imergir na cultura e diversidade da nossa terra!
Foto 1: Michael Dantas/SEC
Foto 2 : Chico Batata/TJAM
Foto 3: Divulgação Casarão de Ideias