Acontece em Manaus, de 8 a 11 de agosto, a primeira Assembleia da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), para a qual foram convocados cinco representantes para cada uma das Conferências Episcopais que compartilham o bioma amazônico (Antilhas, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), e um representante de cada uma das organizações fundadoras: o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) e o Secretariado Latino-Americano e Caribenho da Cáritas (SELACC).
Ao todo 70 representantes da América Latina estão reunidos no Centro de Treinamento Maromba para discutir caminhos visando colocar em prática sua missão de estar junto ao povo de Deus, sendo presença e esperança a partir do que pede o Papa Francisco, conforme explica o Cardeal Leonardo Steiner.
“A Ceama é a expressão de uma Igreja que leva em consideração todos os ministérios, todas as vocações, o povo de Deus. Essa primeira assembleia é a tentativa de nós nos colocarmos ainda mais em movimento como uma igreja eclesial. Aqui estão representantes dos leigos, da vida religiosa, padres, diáconos, bispos e também os povos originários, os povos indígenas (da América Latina).
Essa Assembleia deseja refletir e aprofundar a missão da Ceama que é cada vez mais sermos uma igreja presente, ativa, profética, uma Igreja que sonha com os sonhos de Papa Francisco em Querida Amazônia. Estamos participando deste evento buscando o melhor caminho para sermos uma Igreja onde todos caminham juntos, onde nós somos uma Igreja realmente sinodal”, afirma Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.
Ana Paula G. Lourenço – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus