Arquidiocese de Manaus recebe diácono Hugo Barbosa como novo sacerdote

Na manhã deste sábado, 14 de dezembro, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição foi realizado a Ordenação Presbiteral de Hugo Barbosa Alves, que se tornou o mais novo sacerdote da Arquidiocese de Manaus. A cerimônia contou com a presença do clero arquidiocesano, familiares e amigos.

O rito da ordenação sacerdotal é composto por várias etapas. Inicialmente, ocorre a apresentação do candidato a Dom Leonardo Steiner. Na sequência, o Arcebispo proferiu a homilia, dirigindo palavras de encorajamento e reflexão sobre os desafios e a beleza da vida consagrada. Seguiu-se o momento do Propósito do eleito, em que o arcebispo fez perguntas ao candidato ao sacerdócio. Após este, é cantada a ladainha, e o eleito deita-se de bruços, simbolizando sua total entrega a Deus. O rito continua com a Imposição das mãos e a Prece de Ordenação. Por fim, ocorre a Unção das mãos e a entrega do pão e do vinho.

A unção das mãos é um momento especialmente significativo, pois envolve a participação dos pais do neo-sacerdote. Hugo Barbosa Alves se dirigiu até sua mãe, que desatou os nós do tecido que o envolvia, realizando um gesto simbólico e de grande significado. Esta foi a primeira bênção sacerdotal de Padre Hugo, que abençoou aquela que lhe deu a vida e esteve ao seu lado em toda a sua trajetória.

Durante o período de estágio pastoral, o diácono Hugo atuou em diversas comunidades, vinculadas às paróquias São Vicente de Paulo e São Pedro, às áreas missionárias João Paulo II e Santa Clara, e à Paróquia Santos Mártires e Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Figueiredo.

Para sua vida presbiteral, Hugo Barbosa Alves escolheu o lema: “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21).

A primeira missa presidida pelo neo-sacerdote ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2024, às 09 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Presidente Figueiredo.

  • Sakuratoto