
O encontro formativo com o tema “Missão além Fronteiras” acontece neste fim de semana, no Centro de Treinamento Maromba. A atividade está em comunhão com o lema da Campanha Missionária de 2026: “Para que o mundo creia” (Jo 17,21), escolhido pelo Papa Leão XIV e organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias – POM, que recorda-nos que no centro da ação evangelizadora está o mistério da nossa união com Cristo.

A formação é conduzida pelo Pe. Rafael Lopez Villasenor, Missionário Xaveriano e secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Ao longo destes três dias, os participantes são levados a reflexão da missão além das fronteiras, dos paradigmas e cooperação.
A coordenadora de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Ir. Rosanna Marchetti, destaca que a formação envolve agentes de pastoral de diversas comunidades em prol de reafirmar o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora.
Para a agente de pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Gerusa Lima, que integra a coordenação do Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese de Manaus, momentos como estes fortalecem a missão de ir além fronteiras, onde o senhor nos enviar, como disse Jesus “Ide pelo mundo inteiro” Mc (16,15).

A campanha missionária acontecerá durante todo o mês de outubro de 2026, com o ponto alto e a tradicional Coleta do Dia Mundial das Missões, que acontecem nos dias 17 e 18 de outubro de 2026 em todas as paróquias e comunidades do Brasil.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Tania Freitas