Oficialmente, na quarta-feira de cinzas, é realizada a abertura da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Este ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”.
Na manhã desta quarta-feira de cinzas a Arquidiocese de Manaus realizou a abertura da Campanha da Fraternidade no Paço da Liberdade, onde por muitos anos funcionou a Prefeitura Municipal de Manaus. Estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano de Manaus, os bispos auxiliares, agentes de pastorais, padres, religiosos e representantes do poder público.
Faixas e cartazes reivindicando direitos esquecidos pelo poder público estavam por toda parte. Entre as frases estavam “Pobreza e falta de emprego”, “Doentes sem atendimento”, “Educação mal cuidada”, “Corrupção e desinteresse pelo povo” entres outras faixas que surgiam a cada apresentação com a participação de pastorais e movimentos.
Segundo o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a igreja precisa participar de conselhos igualitários para sabermos como funciona os mecanismos do poder.
A Presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus, afirma que ainda que a população não goste do cenário político, é dever se aproximar e lutar pelos direitos básicos que constam na Constituição Federal.
O objetivo da campanha em 2019 é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O texto-base da campanha descreve, entre outros tópicos, sobre o ciclo e etapas de uma política pública e faz a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresenta os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988.
O Paço da Liberdade fica localizado na rua R. Gabriel Salgado no Centro da Cidade, a abertura teve transmissão ao vivo pelas ondas da Rádio Rio Mar FM 103,5 e Rádio Castanho FM 103,3.
Ouça a matéria na íntegra:
Rádio Rio Mar – Rafaella Moura