Com o objetivo de formar agentes para a Campanha da Fraternidade (CF) 2024, a Arquidiocese de Manaus promoveu neste sábado, 17/02, uma formação para multiplicadores. O encontro aconteceu nas três regiões episcopais: Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora dos Navegantes. A formação proporcionou aos participantes um aprofundamento no tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Na Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, a atividade ocorreu no Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, e ficou a cargo da Irmã Paulina, Gervis Monteiro e do bispo auxiliar, Dom Joaquim Hudson Ribeiro, que abordaram a temática dentro do método pastoral latino-americano, ver, iluminar e agir, baseado no texto-base da CF para explorar o tema e o lema da campanha.
O primeiro passo para que as comunidades possam vivenciar a dinâmica é o estudo teórico do tema a partir dos subsídios de reflexão baseados no documento papal “Fratelli Tutti”, como explica Dom Hudson.
A formação também aconteceu na Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, no Pró-Menor Dom Bosco, Zumbi dos Palmares. Os formadores foram Francisco Meirelles, Rosana Barbosa e o bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarros.
Na zona norte de Manaus, a formação foi realizada na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, na Área Missionária Santa Mônica, na Cidade Nova. As formadoras, Irmã Rosana Marchetti e Mercy Soares, estiveram com os agentes.
A “Amizade Política” também engloba os eixos da campanha e convida a refletir a ação social da igreja junto aos irmãos e irmãs, na luta por políticas públicas que atendam às suas necessidades, um direito de toda a população, destaca a Educadora Social, Mercy Soares.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que ocorre anualmente durante o período da Quaresma, buscando trazer reflexões e ações concretas sobre temas relevantes para a sociedade.
O tema para cada campanha é estudado pela comissão da CNBB durante quatro anos. Neste período é realizado um estudo sócio-político do país, além de um diagnóstico junto às comunidades, colhendo as necessidades mais latentes.
Objetivo geral da CF:
DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.
Objetivos específicos:
ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens colaboração – Flávia Horta, Ascom Arquidiocese de Manaus