Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, uma coletiva de imprensa sobre a 29° edição do Grito dos Excluídos. A atividade contou com a participação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, o Assessor das Pastorais Sociais e Vice-Presidente da Cáritas, Padre Alcimar Araújo, a Coordenadora Arquidiocesana das Pastorais Sociais, Guadalupe Peres e a representante da Rede Um Grito pela Vida, Irmã Santina Perin.
O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que surgiu na Igreja Católica e tornou-se uma convocação nacional, visando contribuir na luta por justiça e direitos do povo Brasileiro. Apresenta uma temática que aborda assuntos pertinentes como a falta de moradia, saúde, segurança, educação, dentre outros problemas que caminham dia a dia na sociedade, especialmente para os mais pobres. De acordo com o Assessor das Pastorais Sociais, Padre Alcimar Araújo, a insegurança no estado e o crime organizado é uma pauta que está todos os anos em evidência.
Ouça a matéria em áudio:
A movimentação que o Grito dos Excluídos faz, deve ser uma presença que convide a população a reflexão. Como estamos vivendo? Por que nossa cidade e ou país se encontram assim? O estado do Amazonas está entre os dez estados mais ricos do Brasil, por que as pessoas passam fome?. Um dos gritos será pela não aprovação do Marco Temporal, que aplica a demarcação de Terras Indígenas.
O Grito dos Excluídos acontece no dia 7 de setembro, e contará com uma Missa pela Amazônia às 16h, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, no Centro de Convivência da Família, Padre Pedro Vignola, localizado na rua tupinambá, n°119, Cidade Nova 2. Após a celebração, todos saíram em caminhada para o Campo Memorial Amigos do Cruzeiro, na Avenida Timbiras, Cidade Nova.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Fotos: Érico Pena