A Igreja de Manaus recebeu seis novos diáconos permanentes na manhã deste sábado, 8 de fevereiro. A ordenação diaconal foi presidida pelo cardeal e arcebispo metropolitano Dom Leonardo Steiner, em uma solenidade realizada na Catedral Metropolitana de Manaus. Estiveram presentes familiares, amigos, diáconos e padres que acolheram os novos membros no clero diocesano.
Na ocasião, disseram “sim” ao chamado para o diaconato: Turíbio José Corrêa da Costa, Antônio Sérgio da Silva Ribeiro, Dalcemir César Macedo, Frank Luiz Mesquita Souza, Lídio Rodrigues de Souza e Roberto Guedes dos Santos. Os diáconos permanentes são homens casados ou celibatários que, chamados a seguir Jesus Cristo Servo, recebem o Sacramento da Ordem do Diaconato por meio da imposição das mãos do bispo. O diácono dá testemunho de vida em comunhão, de forma privilegiada, a partir de sua família e ambiente de trabalho.
Na ocasião, Dom Leonardo destacou o compromisso e a doação que os futuros diáconos terão em sua atuação junto à Igreja.
O neodiácono Turíbio José Corrêa explicou que os diáconos permanentes, como ministros ordenados, são a presença da Igreja Católica onde estão e colaboram no serviço nas dimensões da caridade, assistência, liturgia e proclamação do Evangelho.
O neodiácono Frank Luiz Mesquita, destacou a bonita missão de servir na igreja de Manaus.
Diferente do padre, a estola do diácono é usada na diagonal, pois, enquanto o sacerdote faz a ligação do povo com Deus, o diácono (cujo significado é “servo”) presta serviços à comunidade.