Os preparativos para o tradicional Festejo de São Pedro estão a todo vapor na Arquidiocese de Manaus. Com o tema: “Promover a vida é cuidar da água”, a Igreja de Manaus quer refletir a promoção da vida ao mesmo tempo em que se cuida da água, que é alimento e de onde brota vida.
De acordo com a secretária da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana, Rosa Maria, o tema é um convite ao cuidado da Casa Comum, já que muitos igarapés e a orla da cidade estão cobertas de lixo e resíduos de todos os tipos, o que ocasiona a contaminação das águas e prejuízo à saúde humana.
Este ano acontece a 75° procissão fluvial, e para a realização, é necessário todo um acompanhamento, já que envolve as equipes de segurança, equipe de transmissão das mídias e equipe celebrativa religiosa.
A organização da Procissão Fluvial de São Pedro, já realizou uma visita ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste, situado no Distrito Industrial, em Manaus. Na ocasião, conheceram o Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco, que transportará o quadro de São Pedro durante a procissão fluvial, no dia 29 de junho.
A programação conta com uma procissão terrestre da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Educandos, até o Terminal Pesqueiro, depois segue pelo rio até a Ponte Rio Negro e retorna ao Terminal Pesqueiro, encerrando com a missa campal.
Cerca de 130 barcos, dentre os de pequeno e grande porte, devem participar do tradicional concurso dos barcos melhor ornamentado, além das balsas para os fiéis que estarão também na procissão terrestre, e embarcação que fará o transporte do quadro de São Pedro e as autoridades.
O tríduo em honra ao padroeiro dos pescadores, inicia nesta quarta-feira, 26/06, às 19h, no Terminal Pesqueiro. No dia 27, o tríduo acontece na Balsa de Madeira da Feira da Panair, às 19h, e no dia 28 será na Feira da Panair, no setor do peixe, às 19h.
No dia de São Pedro, 29/06, a Procissão Fluvial sairá do Terminal Pesqueiro (PANAIR), às 15h.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar