Arquidiocese de Manaus reforça proteção de crianças e adolescentes

O Brasil registra um caso de violência sexual contra crianças e adolescentes a cada cinco minutos. Nos quatro primeiros meses de 2026, o Disque 100 recebeu mais de 32 mil denúncias de abuso e exploração sexual contra menores de idade, aumento de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O cardeal Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte 1 da CNBB, destacou o compromisso permanente da Igreja na proteção de crianças, adolescentes e adultos vulneráveis.

As dioceses do Regional Norte 1 da CNBB atuam com protocolos de proteção em parceria com a Rede Um Grito Pela Vida, a Cáritas e o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Casos de abuso e exploração sexual podem ser denunciados pelo Disque 100, disponível 24 horas por dia, além dos Conselhos Tutelares e das forças de segurança.

Pela legislação brasileira, abuso sexual é qualquer ato sexual sem consentimento ou contra pessoas vulneráveis. Já a exploração sexual envolve lucro ou vantagem financeira a partir da violência contra crianças e adolescentes.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Rede Um Grito pela Vida

  • Sakuratoto