O programa “Paisagens Sustentáveis da Amazônia” é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente voltado especificamente para a Amazônia e ao plantio de mudas. E na última semana representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Conservação Internacional estiveram reunidos para definir o cronograma de ações no Amazonas.
Canutama, no sul do estado, receberá as primeiras ações de 2023. A partir desta segunda-feira tem inicio o plantio das mudas frutíferas e florestais para a restauração florestal de áreas degradadas em Açuanópolis que faz parte do município. O Idam irá realizar a recuperação de uma área de 50 hectares (equivalente a 50 campos de futebol). Como explica o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), o engenheiro florestal Luiz Rocha.
Os principais objetivos do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia são aumentar as áreas de ecossistemas florestais globalmente relevantes por meio da criação de novas áreas protegidas; consolidar e melhorar a gestão de Unidades de Conservação; aumentar o financiamento para o sistema de áreas protegidas; promover a conectividade e a gestão integrada de áreas protegidas; além de promover o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e cadeias de valor derivados do uso sustentável da biodiversidade.
Rádio Rio Mar
Foto: Antônio Barros Jr./Idam