De acordo com a Semmas – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – ao menos 30 hectares do terreno da Área de Proteção Ambiental Sauim-de-Manaus foram destruídos por invasores. Uma ação integrada entre as forças de segurança do Estado e a Prefeitura de Manaus desarticulou a invasão nessa área verde e agora trabalha no reflorestamento da área.
Nesta semana, uma ação de recuperação da localidade começou a ser realizada com o apoio do Comando de Policiamento da Área Norte e da Guarda Civil Metropolitana. Como explica o diretor de arborização da Semmas, Dayvison Braga.
“O nosso trabalho, no Departamento de Arborização, é fazer a recomposição vegetal dessa área. Uma área de aproximadamente 30.000 m² de Floresta que foi devastada, destruída pela ocupação irregular. A nossa intenção é é realizar o plantio de aproximadamente duas mil mudas.”, relatou.
Durante a ação ambiental de reflorestamento, houve a remoção de resíduos, principalmente de plásticos, deixados pelos invasores.
A meta é realizar o plantio de ao menos 2 mil mudas de espécies nativas, como: andiroba, açaí, bacaba, ingá e jatobá, além de espécies nobres como o mogno. A ideia é recuperar o dano causado.
Denúncias quanto a focos de invasão em regiões de mata, terrenos urbanos, calçadas e meios-fios, igarapés e outras áreas de risco, podem ser feitas pelo 181. As ligações são sigilosas e gratuitas. O serviço funciona 24h por dia.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Antonio Pereira – Semcom