“O Pálio é o sinal da proximidade ao Santo Padre”
Foi realizada na manhã desse domingo na Catedral Metropolitana de Manaus, a Solenidade de entrega do Pálio ao Arcebispo Dom Leonardo Steiner. O pálio foi abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, no dia 28 de junho de 2020 e somente agora será entregue por conta da Pandemia.
O Pálio foi trazido pelo Núncio Apostólico, representante do Papa junto ao povo Brasileiro, vossa excelência Dom Giambattista Diquattro.
O pálio, em sua forma atual, é uma faixa estreita de tecido, com cerca de cinco centímetros de largura, tecida em lã branca, curvada no meio para poder repousar sobre os ombros acima da casula e com duas abas pretas penduradas na frente e atrás, a vestimenta lembra a letra “Y”.
É decorado com seis cruzes negras de seda (que lembram as feridas de Cristo), uma em cada cauda e quatro na curvatura, e é cortado na frente e atrás, com três alfinetes de gema aciculada em forma de alfinete.
Em sua homilia, Dom Leonardo destacou que devemos amar ao próximo como somos amados por Deus.
Ao final da celebração foi ofertado uma lembrança regional para Dom Giambattista Diquattro, como sinal de gratidão pela sua passagem a Manaus.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar