Como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2024, a Igreja no Brasil realiza neste Domingo de Ramos, 24/03, a Coleta da Solidariedade. A ação é promovida nas comunidades e paróquias em todo o país e contempla o Fundo Diocesano e Nacional, com a missão de contribuir para a promoção da dignidade humana.
O valor arrecadado é dividido da seguinte forma: 60% é utilizado para apoiar iniciativas locais e 40% é destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade, onde é administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Cardeal Leonardo Steiner, convida os cristãos a participar da coleta da solidariedade.
Somente em 2023, a CNBB apoiou 240 projetos indicados pelos bispos, entre eles de cuidado de pessoas com deficiência, de idosos, pessoas doentes; iniciativas que geram renda e alimentos para quem está em insegurança alimentar e criam oportunidades para quem está sem trabalho.
No site do FNS https://fns.cnbb.org.br/fundo/informativo/index, é possível ter uma prestação de contas completa e saber quais os projetos foram apoiados com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade. A coleta deve ser realizada durante a Celebração do Domingo de Ramos da Igreja mais próxima de você. Na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Santa Missa inicia às 07h30, com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e redes sociais.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar