Nesse dia da árvore, vamos falar da importância da arborização urbana em Manaus e os efeitos no controle da temperatura. No verão amazônico, os fragmentos de mata existentes na capital amazonense ajudam amenizar o calor. É difícil entender como Manaus se tornou uma das cidades brasileiras menos arborizadas do Brasil.
A selva de pedras, que se tornou a capital amazonense, tem potencializado as altas temperaturas, principalmente, nesse período de verão amazônico. Para a pesquisadora do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Rita Mesquista, o crescimento desordenado é o responsável pela destruição da arborização urbana de Manaus.
Bairros de Manaus que ainda mantem arborização sentem menos efeitos do calor. O pesquisador do Centro de Estudo e Pesquisa da Amazônia, Marcelo Roseira, diz que a arborização urbana desempenha um papel fundamental no controle da temperatura na cidade. Segundo ele, é preciso preservar e replantar arvores no meio da cidade. As áreas de preservação permanente também devem ser conservadas nos bairros de Manaus, alerta a analista ambiental Natalia Lima.
“Precisamos preservar as APPs dentro de Manaus. Essa Áreas de Proteção Permanentes são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e cria um conforto termino para a população. Com esses fragmentos de mata, a gente já sofre com o calor, imagina viver sem as árvores”, disse a ambientalista.
E nesse dia da árvore, é preciso enxergar a importância da arborização urbana em Manaus. Somente as árvores frutíferas ou não são capazes de trazer melhorias ambiental, econômica e social, além de ajudar nas condições climáticas da região. São as arvores as responsáveis por criar um ambiente urbano mais agradável em todos os aspectos.
Ouça a matéria completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Chico Batata Fotografia/Facebook