Arborização ainda é desafio para Manaus: cidade figura entre as piores do país

De acordo com dados do MapBiomas e o Observatório do Clima, o Amazonas possui 135,2 milhões de hectares de cobertura natural do solo. Manaus pode se considerar privilegiada por estar localizada em pleno coração da Amazônia. Este cenário não reflete, no entanto, na arborização da capital, já que a cidade figura entre as piores do país com apenas 23,90% da área coberta por vegetação; de acordo com o IBGE.

As mudanças climáticas aliadas ao baixo quantitativo de árvores dado o crescimento de Manaus resultam nos efeitos do calor durante o verão amazônico. Outro ponto importante são as áreas de preservação permanente. De acordo com a analista ambiental, Natalia Lima, elas devem ser conservadas nos bairros de Manaus.

Manaus é a capital do Brasil que mais perdeu vegetação em um período de 20 anos. De acordo com o MapBiomas, a cidade caiu 6,7% no número de área verde urbana, saindo de 28,8% em 2003, para 22,1% em 2023, com um total de 6.263 hectares.

De acordo com o instituto, entre 2003 e 2023, a capital amazonense registrou uma redução de 1.157,6 hectares em suas áreas verdes, o equivalente a mais de 1.100 campos de futebol. Manaus tem 197 hectares de área urbanizada em encostas, ou seja, em declividade superior a 30%.

Iniciativas para mudar este cenário são realizadas no início do ano de 2025. Nesta semana, a avenida Constantino Nery começou a receber ações de arborização. O diretor de Arborização da Semmasclima, Deyvson Braga, destaca que foram encontrados desafios ao longo do trabalho, como a presença de inúmeras camadas asfálticas, com cerca de 30 centímetros de espessura, além de outras camadas impermeáveis, como de pedras e de concreto.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Municipal de Arborização e Conservação Florestal Manaus Verde, a cobertura vegetal em Manaus vem sendo ampliada com o plantio em áreas públicas e distribuição gratuita de mudas à população. De janeiro de 2021 a outubro de 2024 foram plantadas mais 20 mil mudas na cidade.

 

Rádio Rio Mar

Fotos: Divulgação SemmasClima e PMM / Alberto César Araújo (Aleam)

 

  • Sakuratoto