Aproximadamente 60 toneladas de um tipo de minério raro foram apreendidas, no Porto de Manaus pelo Batalhão de Policiamento Ambiental e pela Polícia Federal. O minério era cassiterita, que é utilizado nas indústrias para produção de itens como tintas e plásticos. Segundo a polícia, a carga estava em dois contêineres e seria enviada de forma ilegal para a China.
A apreensão foi realizada na quinta-feira (03/02) e resultou na detenção de um homem. No momento da abordagem, não foi apresentada a documentação necessária para o transporte desse material apreendido, conforme explicou o tenente Cordovil, do batalhão de policiamento ambiental.
“O responsável é um grupo chinês. Provavelmente a finalidade seria exportar para o exterior. Dentro da legislação, dessa questão de minério temos duas documentações básicas exigidas: autorização para pesquisa de minerais e autorização expedida pelo Ministério de Minas e Energia, mas o responsável não apresentou nenhuma das documentações, além de ser uma quantidade muito grande a que ele transportava”, destacou.
O responsável foi encaminhado à Superintendência Regional do Amazonas para prestar depoimentos e deve responder por crime ambiental. As investigações para descobrir se há outras pessoas envolvidas no esquema continuam em andamento.
Clique aqui e assista à entrevista sobre a apreensão.
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar