A decisão ocorreu após o Ministério Público do Amazonas apresentar um parecer técnico apontando diversas irregularidades no certame.

(Foto Reprodução)
A anulação do concurso público realizado em 2024, foi feita na tarde desta sexta-feira 14/03, pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus – CMM, o vereador Davi Reis, durante uma entrevista coletiva. O anúncio ocorreu na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas – MPAM, localizada na zona Oeste de Manaus.
- Em Janeiro, Setor de Serviços do Amazonas registra pior desempenho deste abril de 2020
- Fundo Municipal de Meio ambiente é desvinculado do código do município, na CMM
Entre as irregularidades apontadas pelo MPAM, estão a violação dos malotes de provas, que garantem a segurança do certame; Adoção de critérios subjetivos na correção das provas, como o arredondamento de notas sem previsão no edital; Contratação irregular da banca organizadora, o Instituto Acesso; Além da suspeita de favorecimento no cargo de procurador legislativo.
Questionado sobre possível afastamento de um profissional da CMM, por suspeita de favorecimento, o presidente da Casa Legislativa, Davi Reis, disse que o caso será apurado.
A princípio, a recomendação do MPAM indicava a anulação, apenas, para os cargos de procurador legislativo e médico. Mas, durante reuniões realizadas no decorrer desta semana, com os vereadores, foram identificadas novas irregularidades que levaram ao pedido da anulação completa do concurso, explica o promotor de Justiça, Armando Gurgel.
Ainda segundo o presidente da CMM, Davi Reis, um novo certame deve ser apresentado, no prazo de seis meses, para a realização de outro concurso. Em relação ao prejuízo causado aos candidatos, ele disse que cada caso será avaliado pela procuradoria da Casa Legislativa.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar